quarta-feira, 20 de novembro de 2019



          Patrimônio...  Memória... História...


A CURIOSIDADE TAMBÉM MOVE VISITANTES!

Dentre inúmeros visitantes, a curiosidade e o questionamento se fazem presentes diante de vários artefatos que compõem o acervo museológico em exposição.
Com freqüência nós funcionárias do MJOM somos inquiridas quanto ao uso, procedência, costume que ocasionou a utilidade de determinado objeto, o que permite grande interação com o visitante.
Nesta semana, um elemento de aparência artesanal chamou a atenção de vários estudantes. Trata-se de uma PRENSA PARA BANHA, utilizada em tempos passados, no meio rural quando eram criados suínos para consumo próprio e a banha elaborada como item para a gastronomia das pessoas das propriedades.
Consta essa prensa de um recipiente onde eram colocados os toucinhos fritos para serem compactados deixando fluir a gordura neles contidos.
A curiosidade referente a esse artefato surge no próprio recipiente que traz em alto relevo a figura da suástica, emblema usado pelos alemães na grande guerra.
 Essa figura é da suástica, porém invertida, como pode ser vista nas fotografias a seguir. Em pesquisa soubemos que tal recipiente continha um óleo, antigamente importado pela Shell para ser utilizado como produto de conservação de peças de motores. E, como muitos outros elementos foi reaproveitado.




Assim comprova-se que uma viagem num museu e a interlocução com seus elementos expostos, enriquecem o conhecimento e aprimoram a cultura própria de cada pessoa. Visite museus e saiba mais sobre o mundo que o cerca.
MJOM aguarda sua visita de terças a domingos entre 9/12 e 14/17 horas.Para agendamento de visitas, contatar no local ou pelo telefone 3312 7193



Nenhum comentário:

Postar um comentário