quinta-feira, 26 de julho de 2018


MUSEU MUNICIPAL DR. JOSÉ OLAVO MACHADO





“Consideram-se museus, conforme a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.” (IBRAN)

Assim sendo, focamos nesta página este artefato em arenito, remanescente do período Jesuítico-Guarani , da Redução de Santo Ângelo Custódio. Tal artefato foi doado em 3 de julho de 2016 pela senhora Geroni Colla, passando a compor o acervo museológico da instituição.
Segundo a doadora, desde sua tenra idade via este objeto no pátio de sua residência sendo  utilizado como deposito de água, bebedouro,  para os eqüinos de propriedade de seu pai.
Conforme a opinião de arqueólogo em visita a este museu provavelmente seja parte de uma pia batismal usada na época, complementada por uma base com adornos esculpidos em arenito.
Esta relíquia esta exposta no museu municipal aguardando o seu olhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário