quarta-feira, 19 de abril de 2017


MUSEU MUNICIPAL DR. JOSÉ OLAVO MACHADO


          Os lugares de memória nascem do sentimento de que não há memória espontânea. Daí a necessidade de acumular vestígios, testemunhos, documentos sobre o passado, que se tornarão provas e registros daquilo que se foi. Instituições como museus, arquivos e bibliotecas surgem com a finalidade de salvaguardar uma memória que deixou de ser múltipla e coletiva, para se tornar única e sagrada. ( PIERRE NORA, 1993, p. 14).
Na perspectiva desse autor, esses lugares de memória surgem a partir do momento em que a memória se torna o resultado de uma organização voluntária, intencional e seletiva.
Selecionamos para este 19 de abril, Dia do Índio,  a escultura de autoria de Valentin Von Adamovich que compõe este acervo museológico.
 
























Criada pelo autor como a obra “Índio Missioneiro”, foi com o tempo sendo definida pelo senso comum, como Sepé Tiaraju, visitado e admirado pela liderança do então Sepé, que é significativa na história das missões pela sua vivência, seu amor a terra e a sua gente.
Esta obra composta de três blocos de pedra grés, traz retratada em seu braço direito a paralisia parcial sofrida pelo autor em conseqüência de acidente durante a construção da Catedral Angelopolitana.
  Para receber a sua visita o Museu permanece de portas abertas de terça a domingo das 9 as 12 h e das 14 as 17 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário