quarta-feira, 12 de agosto de 2015

No aniversário de 309 anos da Redução de Santo Ângelo o Museu Dr. José Olavo Machado inova com uma Comemoração Virtual Narração de uma carta escrita pelos caciques da redução de San Angel é disponibilizada no Blog do Museu





Por que, dás sete formosos Povos em paga da Colônia que é um e pobre povo?


Neste dia 12 de agosto, a redução jesuítico-guarani de Santo Ângelo Custódio completa 309 anos de sua fundação. Neste ano de 2015, o Museu Dr. José Olavo Machado e seu Núcleo de Arqueologia inovam na forma de celebrar com uma comemoração virtual, disponibilizando para a comunidade no Blog do Museu (www.museuolavomachado.blogspot.com.br) a narração de uma emocionante carta proveniente desta redução.

Na carta escrita no cabildo desta redução em 20 de julho de 1753 por seus caciques e seu Padre Cura, comunicavam ao governador de Buenos Aires, Dom José Adonaegui, de que discordavam com a resolução do Tratado de Madri – no qual as Corôas de Portugal e Espanha decidiram trocar o território dos Sete Povos das Missões pela Colônia do Sacramento – e que ingressariam na Guerra Guaranítica.

O original da carta está no Arquivo Nacional de Madrid, e é grafada num misto de espanhol e guarani. Sua primeira tradução para o português consta no livro de História das missões orientais do Uruguai, de Aurélio Porto, cuja primeira edição foi publicada em 1943.

A narração da carta transcrita para o português está na voz de Eduardo Lima e a trilha sonora que faz o fundo musical é “Elevazione”, de Domenico Zipoli.




Nenhum comentário:

Postar um comentário