terça-feira, 23 de outubro de 2018

MUSEU MUNICIPAL DR. JOSÉ OLAVO MACHADO
– MJOM –


Patrimônio...  Memória...  História...

        Amigos do MJOM, buscando em estudos referentes a memória, encontramos P. Nora (1993) o qual nos afirma que as instituições como museus, arquivos e bibliotecas nascem do sentimento de que não há memória espontânea e estes lugares surgem com a finalidade  de salvaguardar memórias antes coletivas e múltiplas a se tornarem únicas e sagradas.
Na perspectiva desse autor, esses lugares de memória surgem a partir do momento em que a memória se torna o resultado de uma organização voluntária, intencional e seletiva.
Selecionamos para hoje este artefato que certamente alimenta ainda o imaginário de pessoas que tiveram sua infância diferenciada das nossas crianças de hoje, as quais convivem com este elemento natural essencial a sobrevivência humana, a água, saindo da parede através de uma torneira.
Eis uma PIPA DE CARREGAR ÁGUA,  transportada pela  tração humana, que conduzia a água desde sua vertente até as residências.
Este artefato pode ser visitado e ou conhecido no  Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, de terça à domingo das 9 às 12 h e das 14 às 17 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário