quarta-feira, 12 de setembro de 2018


MUSEU MUNICIPAL DR. JOSÉ OLAVO MACHADO
– MJOM –
Patrimônio...  Memória...  História...

Patrimônio cultural imaterial ou patrimônio cultural intangível é uma expressão do patrimônio cultural  que abrange procedimentos culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva a respeito da sua ancestralidade, preservando para as gerações futuras.
São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, musicas, costumes e outras manifestações.
O mês de setembro é caracterizado por datas que reportam ao patrimônio intangível, seja na demonstração de brasilidade e amor à Pátria nas comemorações de Sete de Setembro, seja na manifestação da historicidade rio-grandense em Vinte de Setembro, oportunidade de consagração ao culto das tradições gaúchas.
O MJOM, em seu acervo guarda para este ciclo de setembro vários artefatos que retratam a patriotismo  e  louvor às tradições do povo gaúcho.
Destacamos hoje, a escultura “Farrapo Missioneiro”, obra de Von Stein, datada de 1985, presente na sala de exposições permanentes - Cultura Gaucha – a qual interliga a história local com os feitos propagados pelo tradicionalismo e história da cultura gaúcha.

Venha saber mais sobre a história local ...
             De terça à domingo das 9 às 12 h e das 14 às 17 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário