segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Equipe do NArq apresenta o Museu a Céu Aberto de Santo Ângelo na IV SEMANAU - Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo – 2015


Na sexta feira, dia 11/09, na noite de encerramento da IV SEMANAU-URI, a equipe do NArq/MMJOM, composta pela arqueóloga Dra. Raquel Rech e os estagiários Eduardo Lima, Lais Weyh e Leandro Zimmermann, apresentaram questões sobre o Museu a Céu Aberto da Redução Jesuítico-Guarani de Santo Ângelo Custódio.

Este Museu a Céu Aberto é resultado de um convênio técnico-científico realizado entre a Prefeitura de Santo Ângelo e a URI para atender à necessidade de monitoramento arqueológico das obras de remodelação da Praça Pinheiro Machado no Centro Histórico de Santo Ângelo, no biênio 2006-2007, quando das comemorações dos 300 anos da redução.

Seguindo a temática deste ano do evento - identidade e urbanismo - a apresentação foi focada na inserção do Museu a Céu Aberto no urbanismo do Centro Histórico de Santo Ângelo e a problemática da preservação desta unidade arquitetônica pensada para exposição dos achados arqueológicos da antiga redução jesuítica cujos remanescentes jazem em subsolo.

Além da discussão sobre a implantação e necessidade de conservação do Museu a Céu Aberto, também foram apresentadas questões sobre a utilização das "janelas arqueológicas" em atividades de educação patrimonial, bem como projetos em desenvolvimento pela equipe do NArq para permitir em breve visitas virtuais ao Museu a Céu Aberto através de um aplicativo na internet.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário